Home / Notícias Rápidas / Descubra quanto tempo demora um divórcio

Descubra quanto tempo demora um divórcio

O processo de rompimento de um casamento não é nada fácil, pois, além de poder haver uma carga emocional, existem muitas burocracias, prolongando a situação. Por isso, muita gente se pergunta quanto tempo demora um divórcio.

A verdade é que isso é completamente imprevisível, e vai depender de uma série de fatores, além do tipo de divórcio que será realizado. Seja como for, é importante estar preparado e ter muita paciência.

Se você deseja saber mais sobre como se divorciar e outras informações relacionadas à demora deste procedimento, continue acompanhando a leitura deste artigo e confira todos os detalhes!

Quanto tempo demora um divórcio?

Você sabe quanto tempo demora um divórcio? Ele costumava ser muito mais demorado antigamente. Em 1977, quando foi finalmente legalizado, era necessário entrar com um pedido de separação antes do pedido do divórcio em si.

E isso poderia levar até 3 anos para ser aprovado. Alguns anos depois, foi instituído o divórcio direto, mas ainda era preciso provar que o casal estava separado há 2 anos, no mínimo.

Ou seja, isso tem sido um verdadeiro trauma para os casais brasileiros que queriam findar seu casamento. Afinal, desde que o divórcio se tornou possível, muitos empecilhos o tornaram um dos processos judiciais mais chatos de lidar.

E tudo isso aconteceu devido ao apelo religioso, pois ainda havia a crença de que se divorciar e terminar uma relação matrimonial era errado. Por isso, esse atraso era uma forma de fazer o casal refletir sobre sua escolha.

Felizmente, hoje isso não é mais assim, e a mentalidade da sociedade mudou muito desde então. Em 2010, foi aceito o divórcio realmente direto, sem ter que entrar com nenhum pedido anterior.

Mesmo assim, se divorciar judicialmente, extrajudicialmente, no cartório ou por escritura pública, continua sendo um pouco burocrático e pode, sim, demorar bastante.

A começar pela relação gigantesca de documentos necessários, principalmente quando houver partilha de bens, pois serão precisos comprovantes e registros de cada imóvel.

Depois, ainda é necessário decidir quem ficará com a guarda das crianças, caso haja filhos menores de 18 anos ou incapazes.

Para finalizar, se alguma das partes não concordar com a decisão e ir contra a separação, os problemas – e os custos – só aumentam, fazendo com que o processo se prolongue ainda mais.

Por isso, para ter um divórcio rápido e simples, o melhor é sempre evitar conflitos e saber ceder quando for a hora. Afinal, se o objetivo é apenas romper os laços com a outra pessoa, não há necessidade de ficar brigando por qualquer coisinha.

Qual tipo de divórcio é mais rápido?

Existem alguns divórcios que são mais simples e menos burocráticos, podendo acontecer de forma bem mais rápida que os outros.

Esse é o caso do divórcio em cartório, pois, para poder realizá-lo, o casal precisa estar de acordo com a situação e, normalmente, ambos já estão decididos quanto à partilha de bens.

Além disso, para se divorciar em um cartório não é permitido haver filhos menores de 18 anos para que a guarda seja disputada.

Então, ele acaba se tornando o mais fácil de todos, já que são poucos tópicos a se discutir e, como o casal pode resolver de forma mais pacífica, não haverá brigas para serem resolvidas.

Já o divórcio litigioso ou, ainda, quando existe um pedido de separação de corpos, o processo será cheio de conflitos, podendo demorar muito mais tempo que os outros.

Portanto, agora você já sabe quando tempo demora um divórcio e, a partir dessas informações, poderá se preparar melhor para essa situação, buscando sempre uma separação livre de conflitos. Boa sorte!

Sobre Amaro

Veja também

partilha de bens após divórcio

Como funciona a partilha de bens após divórcio

Um dos temas mais polêmicos envolvidos no processo de divórcio é a separação dos bens. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ficou com alguma dúvida?

Temos advogados prontos para te atender

Deseja conversar com um advogado?

Ficou com alguma dúvida?

Temos advogados prontos para te atender

Deseja conversar com um advogado?